As Bactérias

Olá pessoal!

Para que possam entender melhor os Antibióticos, suas funções, mecanismos e resistências, precisamos primeiro conhecer as suas maiores inimigas, as Bactérias.

Resumo histórico sobre as bactérias.
As bactérias são organismos amplamente distribuídos na natureza. Algumas são parasitas do homem, causando infecções de maior ou menor gravidade em diversas partes do corpo.

Outras, porém, vivem na superfície da pele, nas vias respiratórias e no tubo digestivo, sem causar nenhum dano. As bactérias que vivem na flora normal do intestino são úteis ao organismo. Muitas vivem no solo e na água, fazendo a decomposição da matéria orgânica de cadáveres, fezes e folhas mortas, sendo, portanto, indispensáveis à reciclagem da matéria na natureza e ao equilíbrio ecológico.

Morfologia das Bactérias
As bactérias classificam-se quanto à forma de sua célula. São quatro tipos morfológicos fundamentais: vibriões, bacilos, espirilos e cocos.




1. Vibriões – bactérias em forma de vírgula.

2. Bacilos – bactérias em forma de bastão.

3. Espirilos – são aquelas em forma de espirais.

4. Cocos – bactérias arredondadas.

Cocos
Estes tipos de bactérias tomam denominações diferentes, de acordo com o seu grupamento. Quando ocorre grupamento de cocos, temos colônias bacterianas que, dependendo da sal agregação, são classificadas em:




1. Estafilococos – cocos agrupados em forma de cacho de uva.

2. Diplococos – cocos agrupados dois a dois.

3. Estreptococos – cocos agrupados em cadeia.

Tamanho das Bactérias
As bactérias têm os menores organismos unicelulares. Seu tamanho é da ordem de micrômetros (µm), ou seja, de milésimos de milímetros.
O tamanho médio destes microorganimos varia de 1 a 3 µm, podendo as maiores bactérias atingir até 20 µm.

Estudo das Bactérias através de Corantes
As bactérias têm afinidade para grande número de corantes, em particular para os derivados básicos da anilina (como azul de metileno, violeta de genciana, tiamina, fucsina básica etc.)
A descoberta desse fenômeno contribui decisivamente para o combate às doenças provocadas pelas bactérias, uma vez que possibilita o desenvolvimento de métodos adequados à identificação desses microorganismos.
Entre as várias técnicas usadas para a identificação das bactérias através da reação tintorial, destaca-se a coloração de Gram. Esta técnica consiste em tratar as bactérias pela violeta de genciana e pelo lugol. Em seguida, o tratamento com álcool faz com que algumas percam a coloração violeta inicial e outras conservem a cor. Aquelas que se mantêm coradas são classificadas como Gram-positivas; as bactérias que perdem a cor são classificadas como Gram-negativas.
As bactérias Gram-positivas se apresentam roxas; as Gram-negativas se apresentam vermelhas. O método de Ziehl Niélson baseia-se em que certas bactérias, como os bacilos da tuberculose e da hanseníase, quando tratadas pelas fucsina a quente, resistem ao descoramento, por ação de um ácido forte, e, conseqüentemente, permanecem coradas em vermelho; portanto, são bactérias álcool-ácido resistentes ou BAAR.

Estrutura Citológica das Bactérias
Uma bactéria, em geral, apresenta a seguinte organização celular:




1. Parede celular – constituída de material rígido e que faz com que a bactéria conserve sua forma.

2. Membrana plasmática – aderente à parede celular, separando-a do citoplasma.

3. Citoplasma – ao microscópio eletrônico, não há evidências de núcleo diferenciado, ou seja, é desprovido de membrana nuclear. Apresenta, entretanto, algumas organelas como os ribossomos e outras.

Elementos de Fisiologia Bacteriana
Existem bactérias com capacidade de sintetizar substancias inorgânicas utilizando energia química que se desprende nas reações. Este grupo de bactérias necessita de substâncias orgânicas para nutrir-se como os animais. Este grupo compõe-se de bactérias classificadas de heteritróficas. Podem viver de acordo com os seguintes tipos:

1. Como saprófitas – encontram o alimento na matéria orgânica em decomposição (são bactérias fermentadoras);

2. Como parasitas – encontram o alimento em animais e vegetais vivos, aos quais podem causar doenças. Neste caso, são bactérias patogênicas;

3. Como simbiônticas – vivem associadas a outros organismos, encontrando o alimento sem causar doenças.

Reprodução bacteriana
A função reprodutiva da bactéria é realizada de forma assexuada através de um processo chamado cissiparidade ou divisão binária, que consiste na divisão de uma célula em duas novas células perfeitamente iguais. No entanto, antes de ocorrer a dvisão celular, ocorre a divisão do cromossomo.




Respiração das Bactérias
As bactérias são classificadas em aeróbias e anaeróbias. As bactérias aeróbias são aquelas que só sobrevivem e crescem em presença do oxigênio, como é o caso do Bacilo de Koch. As bactérias que só crescem e sobrevivem na ausência de oxigênio são denominadas anaeróbias estritas, como é o caso do Clostridium tetani; caso sejam indiferentes à presença ou ausência de oxigênio, são denominadas de anaeróbias facultativas. Ainda há o grupo de bactérias que só conseguem viver em baixas tensões de oxigênio; são as bactérias microaerófilas.

Habitat das Bactérias
As bactérias são microorganismos amplamente distribuídos na natureza. Algumas se hospedam no ser humano, causando infecção de maior ou menos gravidade em diversas partes do corpo. Outras, porém, vivem na pele, nas vias respiratórias e no tubo digestivo, sem causar nenhum dano, sendo stas as bactérias da flora normal. Muitas vivem no solo e na água e promovem a decomposição de matéria orgânica e geral como cadáveres, fezes, folhas e outros, desempenhando papel relevante no equilíbrio ecológico.


Fontes: NETO, Leonardo S. L.; VOLPI, Roseli; REIS, Pedro Aguiar dos. Microbiologia e
Parasitologia. São Paulo: AB, 2003.



Fique atento a Próxima Atualização, um abraço!

0 comentários:

Postar um comentário